SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO

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SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO

Portal de Serviços

Portal de Serviços Públicos - Lei Nº 13.460/2017

Atendimento em Unidade Básica de Saúde

O que é?

O SUS tem como objetivo garantir acesso integral, universal e igualitário à população brasileira, do atendimento ambulatorial aos transplantes de órgãos. Entretanto, há responsabilidades que são da esfera Federal, Estadual e Municipal, que são determinadas por lei em cada âmbito. A Secretaria Municipal de Saúde de Brasileira é responsável pelo planejamento, organização, elaboração, execução e avaliação das ações e políticas de saúde previstas no SUS, dentro das atribuições do município. Essas ações abrangem a Atenção Primária, Regulação, Vigilância em Saúde, Urgência e Emergência. Esta Carta tem o objetivo esclarecer a forma de organização do SUS no município, possibilitando um maior entendimento e melhor diálogo entre os serviços de saúde pública e os munícipes de Brasileira - PI.

Etapas para a realização deste serviço

Ações como consultas, cadastro, visitas domiciliares, acompanhamento de condições como diabetes e hipertensão, acompanhamento do pré-natal, são realizadas pela sua equipe de referência. Assim, é necessário ser morador da área de abrangência da Unidade Básica de Saúde. Quando houver necessidade de consultas ou atendimentos com outros profissionais como: cardiologista, oftalmologista, ortopedista, neurologista, psiquiatra, entre outros, estas serão avaliadas pela equipe de saúde da família, encaminhadas e solicitadas pelos médicos da UBS no sistema de regulação. Após a consulta você deve retornar à sua equipe de referência para continuidade do acompanhamento.

Prazo Máximo para Prestação do Serviço

Nesse modelo, você e sua família (caso residente no mesmo local) terão sempre uma equipe de referência com quem contar.

Requisitos

O paciente procura a UBS, realiza a consulta de acordo com a ordem de chegada no caso de demanda espontânea, e no caso agendamento, os agendamentos acontecem também para os grupos prioritários como hipertensos e diabéticos, pré-natal, puericultura, saúde da mulher, de acordo com agendamento prévio feito pelo paciente ou pelo o ACS.

Forma de Atendimento Presencial

No município de Brasileira – PI essas ações são realizadas em 04 Unidades Básicas de Saúde, que estão distribuídas em 04 territórios: 02 UBS no centro – zona urbana, 01 UBS – Saco dos Polidórios e 01 UBS – Mocambinho, lembrando que as UBS Saco dos Polidórios e Mocambinho, são compostas por mais de 20 unidades de apoio para assistência de toda população. São oferecidas consultas individuais e coletivas em Clínica Médica, Pré-natal e Puerpério, Enfermagem, Nutrição, Psicologia, Odontologia, Visita Domiciliar. A média de espera para agendamento de consulta na Atenção Primária varia de 07 à 30 dias, a depender da região e demanda. Realiza-se diariamente procedimentos de enfermagem como vacinação, coleta para exames laboratoriais, teste do pezinho, teste rápido de sífilis, HIV e hepatites, curativos, tratamento e acompanhamento de pacientes diabéticos e hipertensos, rastreamento de câncer de colo uterino (coleta de papanicolaou) e câncer de mama. A Atenção Primária é responsável ainda pela dispensação de medicações de uso contínuo, preconizadas nos Programas da Assistência Farmacêutica, em algumas farmácias das UBS municipais.

Regularidade da Oferta

A equipe da UBS tem como responsabilidade realizar o diagnóstico situacional do território, identificando os doentes crônicos, áreas de risco e realizando vigilância em saúde e outros riscos ambientais, de modo a priorizar as ações no território. O funcionamento na zona urbana é de segunda a sexta-feira das 07h às 19h e nas equipes da zona rural de segunda a quinta das 07h às 17h.

Taxa / Tarifa

Gratuito

Documentos Solicitados

- CARTÃO NACIONAL DO SUS (CARTÃO SUS)
- COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA
- DOCUMENTO OFICIAL DE IDENTIFICAÇÃO COM FOTO


Formas de Prestação de Serviços

No atendimento (assistência) feito pelas UBS na Secretaria Municipal de Saúde de Brasileira – PI você terá ações de promoção, prevenção e tratamento tais como: Acolhimento; • Acolhimento/avaliação da mãe-bebê após alta na maternidade; • Cadastramento individual e domiciliar; • Assistência de enfermagem, médica, odontológica e multiprofissional; • Visita domiciliar; • Atenção à saúde da gestante, criança, adolescente, mulher, homem e idoso; • Acompanhamento dos beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF); • Acompanhamento de doenças crônicas, incluindo hipertensão e diabetes; • Acompanhamento e tratamento de hanseníase e tuberculose; • Curativos, retirada de pontos, troca de sondas, suturas e pequenos procedimentos; • Planejamento reprodutivo, entrega de preservativos (masculinos e femininos) e outros métodos contraceptivos; • Acompanhamento do pré-natal; • Vacinação; • Coleta de exames laboratoriais; • Confecção de Cartão SUS; • Entrega de medicamentos e insumos básicos; • Prevenção, aconselhamento, testagem e tratamento de HIV/ Aids, Hepatites, Sífilis e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST); • Rastreamento de câncer de colo de útero e mama; • Administração de medicamentos e nebulização, entre outras ações e serviços; • Saúde mental; • Saúde bucal; • Atendimento de pequenas urgências, como febre, dor de ouvido, dor de garganta, dor de cabeça, dor de dente, dor de barriga, enjoo e vômitos, diarreia, problemas com a amamentação, palpitação, mal estar, pequenos ferimentos, pressão alta, diabetes, pequenas queimaduras, mordedura ou arranhadura de animal, picada de insetos, urticária, unha encravada, troca de curativo, fraqueza, tremores, retirada de pontos, problemas com colesterol, problemas com álcool ou outras drogas, problemas menstruais, suspeita de gravidez, violência doméstica, ansiedade, depressão, suspeita de dengue, inchaço, e outros problemas que não colocam sua vida em risco.

Informações de Acesso

O acolhimento em qualquer Unidade Básica de Saúde está garantido a todo cidadão. Você será acolhido por um profissional da equipe, que ouvirá seu relato de queixas ou necessidade de informações e, a partir disso, será avaliada a necessidade de atendimento imediato (casos agudos e de maior gravidade), procedimentos, vacinação, agendamento (para residentes na área de abrangência da equipe/unidade) ou referenciamento à unidade de saúde responsável pelo território de residência do usuário. Informações gerais via rede social: @smsbrasileira

Metodologia Utilizada

O Sistema de Saúde brasileiro oferece e regulamenta o atendimento em saúde através de estabelecimentos públicos e privados, distribuídos em todo o território nacional. Estes locais devem atender a todas as necessidades de saúde dos cidadãos com segurança e eficácia. Para buscar atendimento público e gratuito, procure a unidade de saúde mais perto da sua casa. Pois é lá que poderás encontrar o melhor encaminhamento para o seu caso. Somente em caso de urgência busque um pronto atendimento ou emergência dos hospitais. O atendimento nos estabelecimentos públicos de saúde não tem nenhum custo aos usuários (cidadãos). Se você foi encaminhado por um órgão público de saúde (secretaria municipal de saúde ou unidade de saúde - UBS ou ESF) à um serviço privado, também não haverá custos.

Locais de prestação do serviço

Os locais de atendimento e demais informações de funcionamento das Unidades Básicas possuem atualização mensal e estão disponibilizados https://cnes.datasus.gov.br/pages/estabelecimentos/consulta.jsp

Prioridade de Atendimento

Regra geral de atendimento por ordem de chegada, mas ressalvados os casos de urgência e aqueles em que houver possibilidade de agendamento, devendo ser asseguradas as prioridades legais às pessoas com deficiência, aos idosos, às gestantes, às lactantes e às pessoas acompanhadas com crianças de colo.

Previsão de Tempo de espera para o atendimento

A média de espera para agendamento de consulta na Atenção Primária varia de 07 à 30 dias, a depender da região e demanda.

Padrão de qualidade esperada

Eficiência de atendimento ao usuário

agendamento

Via recepção ou no ato da consulta.

Entidade/Órgão Responsável

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Endereço: RUA GIL DE SOUSA MENESES SN CENTRO
Setor Responsável: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Horário de Atendimento: 07:00 ÀS 13:00

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