SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO

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SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO

Portal de Serviços

Portal de Serviços Públicos - Lei Nº 13.460/2017

Serviço de Proteção e Atenção Integral à Família - PAIF

O que é?

O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família - PAIF consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. Prevê o desenvolvimento de potencialidades e aquisições das famílias e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo.

Etapas para a realização deste serviço

Acolhida, Elaboração do Plano de Acompanhamento Familiar, Avaliação do impacto social/ aquisições esperadas, Desligamento.

Prazo Máximo para Prestação do Serviço

Imediato

Requisitos

Residir no município, estar inscrito no CADÚNICO.

Forma de Atendimento Presencial

Acolhida, Elaboração do Plano de Acompanhamento Familiar, Avaliação do impacto social/ aquisições esperadas, Desligamento.

Regularidade da Oferta

Continuada

Taxa / Tarifa

Gratuito

Documentos Solicitados

- CPF
- NIS
- RG


Formas de Prestação de Serviços

Acolhida; estudo social; visita domiciliar; orientação e encaminhamentos; grupos de famílias; acompanhamento familiar; atividades comunitárias; campanhas socioeducativas; informação, comunicação e defesa de direitos; promoção ao acesso à documentação pessoal; mobilização e fortalecimento de redes sociais de apoio; desenvolvimento do convívio familiar e comunitário; mobilização para a cidadania; conhecimento do território; cadastramento socioeconômico; elaboração de relatórios e/ou prontuários; notificação da ocorrência de situações de vulnerabilidade e risco social; busca ativa.

Informações de Acesso

Famílias territorialmente referenciadas aos CRAS, em especial: famílias em processo de reconstrução de autonomia; famílias em processo de reconstrução de vínculos; famílias com crianças, adolescentes, gestantes, jovens e idosos inseridos em serviços socioassistenciais, territorialmente referenciadas ao CRAS; famílias com beneficiários do Benefício de Prestação Continuada; famílias inseridas em programas de transferência de renda / Bolsa Família.

Metodologia Utilizada

Trabalho Social com Famílias, de acordo com a Política Nacional de Assistência Social.

Locais de prestação do serviço

Centro de Referência de Assistência Social – CRAS

Prioridade de Atendimento

Famílias em situação de vulnerabilidade social

Previsão de Tempo de espera para o atendimento

Inclusão imediata

Padrão de qualidade esperada

Ótimo

agendamento

Segunda a sexta-feira Das 08:00h às 13:00h

Entidade/Órgão Responsável

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Endereço: RUA CÂNDIDO MENDES,443
Setor Responsável: SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Horário de Atendimento: 07:00 ÀS 13:00

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